Save the date! E fique atento. Queremos contar consigo neste projeto!

MERCADO DA MODA HARAMBEE
MODA SUSTENTÁVEL, PRODUÇÃO ÉTICA E SOLIDARIEDADE.
25 de Junho 2022
UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa
Av. da Índia, 110 – Lisboa
 
No dia 25 de Junho decorrerá a 1ª Edição do Mercado de Moda Harambee.
Este evento muito especial visa angariar fundos para as bolsas de duas jovens formadoras moçambicanas: Rosa e Lúcia. Ambas contam histórias de coragem, determinação, resiliência e empenho no crescimento e autonomia da comunidade de Matambo a partir das suas actividades na Aldeia Dignity.
O mercado da moda vai ter dois spots: um mercado de roupa em 2ª mão, doada pelos defensores da nossa causa e um mercado/leilão de roupas de marcas sustentáveis portuguesas.
Mas vai ter também…
FAST TALKS que decorrerão à tarde com convidados especiais para falar sobre: moda sustentável, consumo Ético e Solidariedade.
E…MÚSICA AFRICANA. Um espaço de lounge ao ar livre e um bar com MÚSICOS AFRICANOS.
Harambee Portugal, Dignity No Profit People Onlus e Dignity Moçambique, juntos para um grande projecto que une Portugal, África e Itália.
Contamos consigo! Juntos somos mais fortes!

Objetivo: Biblioteca infantil comunitária de Matambo

Contatos:
Teresa Rosa Neves Baía, Coordenadora DIGNITY Portugal e França
+33782264109, tbaia.dignity@hotmail.com
Emanuela Bonavolta, Coordenadora DIGNITY Itália
+393279545156, dignitypeople@gmail.com

100
OBJETIVO BIBLIOTECA
UM LIVRO 10€

A Associação está a promover o projeto “Aldeia Dignity” (a aldeia da dignidade) no povoado de Matambo, na província de Tete, em Moçambique, em colaboração com a sua parceira moçambicana Dignity Moçambique – presidente: Eng. Manuel Borges Abelho.
Trata-se de um projeto de desenvolvimento comunitário, aprovado pelo Governo da República de Moçambique e pela Diocese de Tete / CEM, que envolve mais âmbitos e atividades: educação infantil e alfabetização, produção e consumo sustentável, higiene e saúde, desporto e lazer.

O nosso próximo objetivo é realizar uma biblioteca infantil comunitária em Matambo, chamada “Viagem à leitura”. A construção da obra é apoiada pela Conferencia Episcopal Italiana (CEI – Sictm).
Como Associação estamos a solicitar doações e patrocínios para que os artesãos locais possam produzir mobiliário para a sala de leitura da Biblioteca. Já marcamos um compromisso com uma empresa italiana especializada (Temrex Itália) para receber apoio na produção de estantes de aço pela Metalurgica de Tete. Estamos também a solicitar doações para comprar livros escolares e de leitura para crianças e adolescentes. O nosso objetivo é encher os estantes da biblioteca para que cada criança de Matambo possa ter um livro para ler, estudar, corar, partilhar…

As nossas jovens formadoras moçambicanas (socias da Associação Dignity Moçambique) já estão a organizar, no povoado de Matambo, cinco “Clubes de Leitura”, geridos por elas e dirigidos a mais de 100 crianças, dos 3 aos 6 anos. Cada “Clube de Leitura” é um grupo organizado, bem como uma equipa desportiva, que promove a partilha, o intercâmbio, a inclusão, a alfabetização, a aprendizagem.
O objetivo geral do projeto “Viagem à leitura” (Biblioteca + Clubes de Leitura) é oferecer a cada criança a possibilidade de receber uma formação básica para enfrentar com sucesso os  desafios escolares da escola primaria.
A Biblioteca terá uma ligação muito forte com as atividades de jogo, desporto e lazer que serão desenvolvidas pelo mesmo projeto, na area desportiva. São atividades que favorecem a partilha e o jogo de equipa. Além disso, são atividades que atraem e juntam muitas crianças e adolescentes.